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sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

TECNOLOGIAS PARA AUMENTAR A ESTABILIDADE ACELERADO


De tempos em tempos o mercado fala da tecnologia "Tubarão" a palavra pegou pois foi a primeira patente e ideia em relação a isto que apareceu em 1989 - porém em aviação existem muitas soluções e tecnologias para fazer um avião funcionar - não fosse assim não existiriam mais de 5.000 projetos diferentes em sua concepção e produção de aeronaves motorizadas ou não voando pelo mundo.

No parapente estas tecnologias as vezes chamadas de "tubarão" procuram aumentar a estabilidade do parapente quando acelerado, consequentemente o desempenho geral - a primeira delas foi chamada Boca de Tubarão e foi inventada em 1989 por Gernot Leibe - o que veio depois são variantes primeiramente para não pagar os royalties e depois quando venceu a patente do Gernot a Ozone lançou o Shark Nose em 2011 com sua descrição própria, mas a Niviuk já usava explicitamente em parapentes de série em 2010 e outras também de forma menos "estética" e "aparente".

Hoje este conceito tem suas variantes nas mais diferentes fábricas:

SOL Paragliders: PBP Pressure Booster Profile: Novo design de perfil que intensifica e mantém de forma mais estável a pressão interna. Mais desempenho em toda a faixa de velocidade. http://www.solparagliders.com.br/tecnologias

NIVIUK:  RAM Air Intake  http://www.niviuk.com/technology.asp?id=JNKQKNP4

GIN Gliders: EPT Optimized airfoil with Equalized Pressure Technology (EPT) for stability and performance

NOVA: Air Scoop https://www.nova.eu/en/innovation/air-scoop/

ADVANCE: “Air Scoop Technology’ = Mesmos e conceitos da NOVA, SOL, GIN, 777...

777 GLIDERS Back Positioned Intake paragliders http://777gliders.com/content/back-positioned-intake-queen

Ozone http://www.flyozone.com/paragliders/en/infozone/ozone-sharknose-technology/

Várias fábricas apenas usam e outras citam a sua referencia, porém todas usam este conceito para melhorar o desempenho e estabilidade de seus parapentes. 

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